Ser digital é ir além do Facebook

Publicado por Agência AaZ

É normal alguns profissionais pensarem que basta ter uma página no Facebook e pronto, minha empresa é digital. E é aí que muitas pessoas se enganam.

O Facebook, assim como outras redes sociais, é sim uma importante estratégia dentro do marketing digital, porém sozinho não trará o resultado esperado.

Primeiramente ter um website é essencial para possuir uma vitrine virtual da empresa, e antes de adentrar o mundo digital é necessário conhecer todas as possibilidades que o mesmo permite, para assim estipular um objetivo e garantir uma boa performance da empresa no mundo online.

Quais estratégias tornam a minha empresa digital?

1 - Funil de Marketing

O Funil de Marketing nada mais é do que o caminho que o usuário percorre até finalizar a compra e se tornar cliente. Para criar um funil para a sua empresa, é necessário um planejamento com estratégias que manterão o cliente interessado no produto, e isso é muito importante para se ter uma base de geração de conteúdo além de possibilitar saber quais ferramentas utilizar para atingir o objetivo, se tornando o mais assertivo possível.

No topo do funil as pessoas ainda não estão interessadas em adquirir um produto ou contratar um serviço, mas querem resolver um problema ou até mesmo satisfazer alguma necessidade, por isso estão buscando se informar sobre um mercado que possa trazer uma solução, para isso um conteúdo interessante sobre o que a empresa oferece é primordial. Ao chegar no meio do funil, o possível cliente (lead) já reconheceu o problema que tem e já foi informado sobre o serviço/produto que a empresa oferece, e está no processo de descobrir qual é a melhor solução para o problema. Quando se está no meio, o processo de decisão de compra se encontra bastante avançado, então é importante demonstrar que o produto oferecido é o melhor entre os concorrentes.

Finalmente no fundo do funil a compra acontece transformando o lead em um real cliente, mas nesta etapa é preciso convencê-lo de que a empresa é a cura para a dor que ele tem, aqui uma das estratégias é oferecer descontos ou vídeos de demonstração de uso do produto.

 

2 - Marketing de Conteúdo

Já falamos anteriormente da importância do Marketing de Conteúdo e porque essa estratégia se faz válida para uma empresa que quer se destacar perante aos concorrentes. 

O Marketing de Conteúdo transforma a marca em uma referência sobre o produto que vende ou serviço que oferece, e trabalha de forma a nutrir leads com informações relevantes em mídias sociais, blogs, vídeos e etc. Além de que se alia com o SEO para atrair resultados orgânicos para o website da empresa. 

 

3 - SEO

A estratégia SEO leva resultados orgânicos até o site da empresa quando o usuário utiliza mecanismos de buscas, como o Google por exemplo.

São inseridas palavras-chaves em um conteúdo de maneira que sejam facilmente encontradas pelo Google, para que a partir delas os usuários possam chegar até o site da empresa. Os links externos e internos também são levados em consideração para o aumento do tráfego. 

O Google leva um certo tempo para considerar que o site é um gerador de conteúdo importante, por isso essa estratégia trará resultados a longo prazo, uma vez que será necessário o tempo da ferramenta de buscas entender as palavras-chaves utilizadas no blog do site.

 

4 - Links Patrocinados - Google Adwords

O links patrocinado é uma maneira de atrair visitantes que buscam por um serviço que a empresa possui, fazendo com que o anúncio fique posicionado em primeira posição nos resultados de busca, antes dos resultados orgânicos.

Através de palavras-chave o usuário encontra o que busca e é direcionado para o website do link patrocinado.

Nesta estratégia o anúncio só é pago se o usuário clicar nele e não existe custo mínimo, com ela dá para segmentar o público e controlar os gastos de uma maneira bem simples, além de mensurar resultados.

 

Existem também muitas outras estratégias, algumas inclusive já mencionamos aqui, como o Marketing de Relacionamento e o E-mail marketing, e a cada dia surgem novas ferramentas para aproximar o contato entre empresa-cliente. Trabalhar somente com uma estratégia pode até gerar resultados, mas a longo prazo. E quando se unem várias estratégias o resultado é mais visível e supera as expectativas que a empresa espera. 

Aliar uma estratégia à outra pode ser muito eficaz para ser visto no mundo digital e consequentemente atrair novos clientes.

Alie-se com a AaZ e comece com o pé direito seu marketing digital!